REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DIVERSIDADE INDÍGENA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFsYHczv9VsQOOBjNx3OPezuv1n0ZMIjeMleHzjmIHT2QGrcMVkY5sH64zLDKzYDoxoIsqPuFHdJOFqDH3u2SlQKSNu2vrMzXZk36Bwg58ZB7WuBNtXx6nxWB-Tz7lSajquamgFspW5rK04TcSO_aMwoHhNJVEHr4__n8TsGvf4yggVs_r6naMRZgSJkM/s320/indigena.jpg)
Para download do livro clique aqui
Para outros arquivos sobre o livro clique aqui
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFsYHczv9VsQOOBjNx3OPezuv1n0ZMIjeMleHzjmIHT2QGrcMVkY5sH64zLDKzYDoxoIsqPuFHdJOFqDH3u2SlQKSNu2vrMzXZk36Bwg58ZB7WuBNtXx6nxWB-Tz7lSajquamgFspW5rK04TcSO_aMwoHhNJVEHr4__n8TsGvf4yggVs_r6naMRZgSJkM/s320/indigena.jpg)
Para download do livro clique aqui
Para outros arquivos sobre o livro clique aqui
DICA DE LIVRO ARTE
DIREÇÃO DE ARTE - BLADE RUNENR 2049
REFERÊNCIA - LINK DO PDF DO LIVRO COMPLETO ABAIXO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLBY6GPmOg6c1WbKAp-tLKXynog15PvIAzTlFV3akGjC-CFdTU0sOyV7sq8k1sExkkNpjaSdwKV1_xOetfun8TISVSOjfFvnayNRcXGZndXP8GaeaUuDYEm6nSJW8yONjL8HKdKr4nuPnBFc05pgLpZZqtUkbPSvm6fYssPzSOljp41BsMWK8idlAgygQF/s320/Deluxeskew1_1340_c.png)
clique aqui para download DO LIVRO
DIREÇÃO DE ARTE - BLADE RUNENR 2049
REFERÊNCIA - LINK DO PDF DO LIVRO COMPLETO ABAIXO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLBY6GPmOg6c1WbKAp-tLKXynog15PvIAzTlFV3akGjC-CFdTU0sOyV7sq8k1sExkkNpjaSdwKV1_xOetfun8TISVSOjfFvnayNRcXGZndXP8GaeaUuDYEm6nSJW8yONjL8HKdKr4nuPnBFc05pgLpZZqtUkbPSvm6fYssPzSOljp41BsMWK8idlAgygQF/s320/Deluxeskew1_1340_c.png)
clique aqui para download DO LIVRO
DICA DE LIVRO ARTE
DAVID BOWIE IS - exposição do MIS SP
REFERÊNCIA - LINK DO PDF DO LIVRO COMPLETO ABAIXO
DAVID BOWIE IS - exposição do MIS SP
REFERÊNCIA - LINK DO PDF DO LIVRO COMPLETO ABAIXO
ALMEIDA , Cezar de. BASSETO, Roger.
Sketchbooks: as páginas desconhecidas do processo criativo.
São Paulo: Editora Ipsis, 2010.
Sketchbooks: as páginas desconhecidas do processo criativo.
São Paulo: Editora Ipsis, 2010.
KAHLO, Frida. O Diário de Frida Kahlo: um auto-retrato íntimo.
São Paulo. Editora José Olympio. 2012.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9Oz9tVi3YpDvwLHLytzMgQA_ul_E2Y1zRtWyTOtO03qNHHnhXLgEC7FEwZI3_jmwVApC3MVqABj0nfT7y5EGb2ransacEXw5PcbsDo9qvEhrlhqLDy1nAvFgi_0wCrBlHAQLrC3vTBaMqhsmEkjt90tYAPlpxGm_e0BSgP82qsTiK32Jst65LBz2dH_s/s320/91yOHvT0UIL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg)
HOWARD, Pamela. O que é cenografia? São Paulo: SESC, 2015
PDF de algumas páginas clique aqui
PDF das páginas iniciais no ISSU.COM clique aqui
NAZARETH, André e FEIJÓ, Carlos. ARTESÃOS DA SAPUCAÍ
PDF do livro completo no ISSU.com clique aqui
PDF do livro completo no ISSU.com clique aqui
KLEON, Austin. Roube como um artista. São Paulo: Rocco, 2014.
Para pdf deste livro CLIQUE AQUI
Para pdf deste livro CLIQUE AQUI
DAVIES, Penelope.
A NOVA HISTÓRIA DA ARTE DE JANSON
- A tradição ocidental. Nona Edição; Organizadores: Penelope J. E. Davies,
Walter B. Denny, Frima Fox Hofrichter, Joseph Jacobs,
Ann M. Roberts, David L. Simom.
A NOVA HISTÓRIA DA ARTE DE JANSON
- A tradição ocidental. Nona Edição; Organizadores: Penelope J. E. Davies,
Walter B. Denny, Frima Fox Hofrichter, Joseph Jacobs,
Ann M. Roberts, David L. Simom.
KINDERSLEY, Dorling. Sinais e Símbolos - Guia ilustrado das origens e significados.
São Paulo. Martins Fontes, 2013.
REIS, Joel. Sou Produtor de Eventos: diário de bordo para aperfeiçoamento profissional.
São Paulo: Editora Senac Nacional, 2013.
GARCIA, Sueli. Arquitetura do espaço cenográfico : cinema e ficção científica Ano 2011
Nº de chamada 791.43 G211a
HAMBURGER, Vera. Arte em cena. A direção de arte no cinema brasileiro.
São Paulo. SENAC, 2014
SERRONI. J.C. Cenografia Brasileira - Notas de um cenógrafo. São Paulo, Sesc, 2013.
NERO, Cyro Del. Máquina dos Deuses. São Paulo: Ed. Senac, 2009.
Nº de chamada BIBLIOTECA BA - 792.021 D375m
MANGUEL. Alberto. Lendo Imagens. São Paulo. Cia das Letras, 2001.
SCHWARTZ, Madalena. Crisálidas. São Paulo, Instituto Moreira Sales, 2012.
PURVIS, Alston W. e MEGGS, Philip B.
História do Design Gráfico.
Cosac e Naif, 2009.
Veja como foi elaborado no vídeo abaixo:
KANDINSKY, Wassily. Ponto e Linha sobre Plano. São Paulo. Martins Fontes, 1997.
PICKLES, Sheila. A linguagem das Flores. São Paulo. Ed. Melhoramentos, 1990.
PAGLIA, Camille. Imagens Cintilantes: uma viagem através da arte desde o Egito a Star Wars. 1. ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2014
FAY, Claire. Caderno de Rabiscos para adultos entediados no trabalho.
Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008.
SUGESTÃO DE VÍDEO - COMO A ARTE FEZ O MUNDO
O exercício de utilização da imagem está além do puro ato da criação. O homem reconhece, mesmo que sem muita experiência, o poder e a importância desta. A imagem exerce grande influência sobre a percepção e as escolhas das pessoas. Arte, cultura, mensagem, estão assim associados a um desejo, mesmo que simbolicamente, de manifestar sua necessidade de representação.
A composição da videoarte necessita de conhecimento e compreensão deste valor imagético.
Assim, como estudo, em sala ou mesmo extra-classe peço a turma de Poéticas que assistam a estes cinco episódios produzidos pela BBC intitulado "Como a arte faz o mundo" que tratam do modo como nós, humanos, recebemos e produzimos imagens. Associado a este, é claro, o valor do humano nesta representação.
Catálogo 8a. Bienal do Design Gráfico - Excelência, Rumos, Linguagem, Reflexão. São Paulo,
Martins Fontes, 2006
BANDEIRA, João. e BARROS, Lenora. Poesia concreta brasileira.
projeto verbivocovisual. São Paulo: Artemeios, 2008.
Sugestão site clique AQUI
FRASER, Tom. O guia completo da cor. São Paulo: Editora Senac, 2007.
PEDROSA, Israel. Da cor a cor inexistente. São Paulo. Ed. Senac. 2009.
ARNHEIM, Rudolf . Arte & Percepção Visual, Uma Psicologia da Visão Criadora,
Livraria Pioneira Editora, São Paulo, 1973
BIRD, Michael. 100 ideias que mudaram a arte.
Rosari, 2014.
Rosari, 2014.
PERISSOTO, Paula. [org.] Vários autores. Teoria Digital. Dez anos do
FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo. Ed. Imprensa Oficial, 2010
FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo. Ed. Imprensa Oficial, 2010
VÁRIOS Colaboradores. Arte Novos Meios Multimeios. Brasil 70 80
Fundação Armando Alvares Penteado, 2010
CRARY, Jonathan.
Suspensões da Percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna.
São Paulo: Cosac Naify, 2013.Suspensões da Percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna.
LIESER, Wolf. Arte Digital. Printed China. 2009.
RATTO, Gianni. Antitratado de Cenografia - variações sobre o mesmo tema.
São Paulo: Senac, 2001.
RIBEIRO, João Mendes. Arquitectura em Palco.
Architectures on Stage. Coimbra, 2007.
NELMS, Henning. Scene Design. A guide to the stage. N.Y. 1970
CASOY, Sérgio. Ópera em São Paulo: 1952-2005. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
COELHO, Lauro Machado. A Ópera Inglesa.
Coleção História da Ópera, São Paulo: Editora Perspectiva, 2000
MANGUEL. Alberto.
Lendo Imagens.
São Paulo. Cia das Letras, 2001.
FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos: Desenho, projeto e significado.
São Paulo. Martins Fontes. 2007
FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa.
Imprenta. São Paulo: Rosari, 2009.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo. Martins Fontes, 1981.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. São Paulo. Ed. Papirus, 2000.
MELO, Chico Homem de. Desafios do designer & outros textos sobre design gráfico.
São Paulo : Rosari, 2003.
São Paulo : Rosari, 2003.
AUMONT, Jacques.
A imagem. Campinas SP: Papirus. 1993
JANSON, H. W. Iniciação à História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2º. Edição, 1996.
Para download do livro clique AQUIEDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. São Paulo. Ediouro. 2000
Para download deste livro em PDF clique AQUI
Nº de chamada 741.02 E26d
Nenhum comentário:
Postar um comentário