quinta-feira, 8 de agosto de 2024

AULA

 




FOTOS E PROJETOS ENTREGUES
CLIQUE AQUI

TABELA DE PONTOS AVALIAÇÃO
CLIQUE AQUI
Notas 01 clique aqui
Notas 02 clique aqui




PARTICIPE COM COMENTÁRIOS
E DE UMA NOTA AO SEU PROJETO
E AO SEU COLEGA
[sem valor na nota final do projeto avaliado pelo professor,
pelo Bruno Cavalcanti e pela Renata Ricci]
CLIQUE AQUI


Download do Plano de Aula clique aqui
Download do PDF da Aula clique aqui
Pasta GERAL da disciplina clique aqui


Curriculum Lattes clique aqui
Instagram emersonbrito.arte



ANOTAÇÕES DE AULA
CLIQUE AQUI 

ABRA O VÍDEO ACIMA DIRETO NO YOUTUBE
É POSSÍVEL ATIVAR LEGENDAS





PARA IR AO EDITAL CLIQUE AQUI

EDITAL FOMENTO CULTSP
– PROAC Nº 15/2024 FORTALECIMENTO DA CULTURA LGBTQIA+

* Realização e Publicação de Obra Inédita de HQ
* Elaboração e Realização de Cosplay
* Desenvolvimento de Games
* Conteúdo de Realidades (AR/VR/MR)
* Apoio à Produção Audiovisual Brasileira
* Apoio à Produção de Longas Metragens
* Apoio à Coprodução Internacional
* Estímulo à Exibição de Filmes Brasileiros
* Produção e Lançamento de Curta Metragem Especial
* Desenvolvimento de Roteiros para o Audiovisual Adaptação de Obra Literária para Roteiro Cinematográfico
* Execução de Intervenções em Imóveis Protegidos
* Elaboração de Projetos de Arquitetura para Bens Protegidos pelo Condephaat
* Fortalecimento da Cultura Hip Hop
* Fortalecimento da Cultura LGBTQIA+
* Fortalecimento das Culturas Populares e Povos Tradicionais
* Apoio a Projetos de Artesanato
* Projetos Culturais em Municípios com Menos de 50 Mil Habitantes
* Projetos Culturais das Periferias
* Projetos Culturais para Pessoas 60+ na Indústria Criativa
* Projetos Culturais de Mulheres na Indústria Criativa




Para download do Quiz clique aqui


Para o Instagram clique aqui




Sugestão de Artigos:
Sobre Curadoria clique aqui
Sobre 11 de Setembro  clique aqui


Avaliação - montagem de cenografia sobre uma das obras de Brecht:
"Ópera dos três vintens" - texto da peça clique aqui | dica de inspiração - clique aqui
"Na selva das cidades" texto da peça clique aqui  | dica de inspiração - clique aqui

EXEMPLOS CENOGRAFIAS BELAS ARTES
01 - Mil Vezes Boa Noite - Marketing de Ativação - 1º Semestre DG- exposição clique aqui
02 - BAILE [Anita] Design Gráfico TCC - exposição clique aqui
03 - Caminho da Floresta - Artigo Pós - exposição clique aqui

 FLAUTA MÁGICA | PROJETOS ACADÊMICOS



Deixo um modelo de Portfólio desenvolvido pela turma de pós graduação anterior. Confesso que este material me emocionou muito. A capa e quarta capa é de cortiça com a marca gráfica em relevo. A maquete era bem elaborada e muito conceitual, lindo material. Amanhã coloco o segundo material. Vocês podem ver as fotos que montei agora mesmo em PDF para visualização.
Nas duas últimas páginas [antes da quarta capa] eles colocaram um marca página feito com o personagem que escolheram para o figurino o Papageno e dois cds com o material audiovisual.
Autores: Felipe Homem, Gisele Chagas, Mariana Barbosa, Mariana Melcon, Rafael Terozi, Samantha Bueno e Tatiana Amadei.





PARA VER OUTRAS APRESENTAÇÕES DE ACADÊMICOS DA BA
SOBRE A FLAUTA MAGICA CLIQUE AQUI



TERMOS BÁSICOS
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DOS TERMOS BÁSICOS


LINHA DO TEMPO
HISTÓRIA DA ARTE
CLIQUE AQUI 


FLICKR EBC clique aqui




Documentário "O Conhecimento Secreto"


LISTA DE PRODUÇÃO - RESUMO
01. Equipe
02. Local
03. Equipamentos
04. Programação
05. Ensaios
06. Som e Luz
07. Organização
08. Versatilidade
09. Arte Gráfica
10. Relacionamento

LINGUAGEM CENOGRÁFICA clique aqui
O Instrumental Cênico
_ Espaço Corpo
_ Espaço Lugar
_ Espaço Espectador
_ Espaço Texto
_ Espaço Sentido
A linguagem Visual
_ Espaço Tipografia
_ Espaço Luz
_ Espaço Cor

MODELO BRIEFING  CLIQUE AQUI
Atenção: não há "um modelo" de briefing. Há "briefings", onde cada um cria/escolha/adapta ao seu produto


CURIOSIDADE / SUGESTÃO DE ESTUDO:
14 PRINCÍPIOS A SEREM OBSERVADOS
NA COMPOSIÇÃO VISUAL

01 CONTRASTE;
escala [tamanho - grande e pequeno], cor/tom [circulo cromático - claro e escuro] , textura/ linha [formas regular irregular - procure perfumes masculinos e femininos]

01.1 POLARIDADES:
Equilíbrio x Instabilidade
Simetria x Assimetria
Regularidade x Irregularidade
Simplicidade x Complexidade
Unidade x Fragmentação
Neutralidade x Ênfase
Opacidade x Transparência
Nitidez x Difusão
Planura x profundidade

02. HISTÓRIA DA ARTE;
Pesquisa e fonte de referência | Tadeus Kantor clique aqui |  O Balcão Jean Genet clique aqui


03. IDENTIDADE;

04. REPETIÇÃO;
Saturação - Eco - mesmas cores e formas.

05. UNIDADE;
Identidade Visual [cor, textura, forma, estilo]

06. EQUILÍBRIO;
Simetria ou Assimetria - controlar espaços.

07. CENTRO DE INTERESSE;
o que chama mais a atenção? Eficiência.

08. VARIEDADE;
Não ficar monótono - mas cuidado para não misturar demais, mas com harmonia [tudo se casa].

09. ESCALA; 
Tamanhos.

10. PROPORÇÃO;
Comparações.

11. HARMONIA;
Tons de cores - identidade - equilíbrio - conforto visual.

12. PROXIMIDADE;
Grupo visual.

13. ALINHAMENTO;

14. RITMO;
Narrativa - altos e baixos - crescente;




GRUPO DE CENOGRAFIA FACEBOOK
Vídeo Relacionado
Exposição Facebook 


QUIZ
Compreender uma imagem, a mensagem que ela apresenta. Analisar suas cores, elementos de cena, detalhes da produção que oferecem um conceito e uma proposta. Este é o objetivo deste exercício. Reconhecer por meio dos diferentes detalhes a informação que esta apresenta.



You: Starman







Cena na TV | Velvet Goldmine 40m

Para download do filme clique aqui


ALICE IN WONDERLAND - Victoria and Albert Museum

Sobre colagem de formas e novas criaturas




TEATRO DA VERTIGEM - PARAÍSO PERDIDO

Le Mystère de ma passion


CLIQUE AQUI PARA IR AO FACEBOOK DE LE MISTÈRE

ROYAL DE LUXE

SUGESTÃO DE FILME \ QUERO SER JOHN MALKOVICH



ADEUS MINHA CONCUBINA

SUGESTÃO DE FILME - MOVIMENTO - CLÃ DAS ADAGAS VOADORAS


DARCY LYNN


HUMANIZAÇÃO | PALAVRAS | POÉTICA

HUMANIZAÇÃO


HUMANO | ESPAÇO CORPO


CURIOSIDADE TEATRO LICEU - ARGENTINA



IMAGEM FIXA x ANIMADA

Sagração da Primavera

PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI

Nijinsky

Sagração da Primavera - Channel

CURIOSIDADE METRÔ




PARA ASSISTIR AO ESPETÁCULO CLIQUE AQUI

As tardes de um Fauno

LEON BAKST

L'APRÈS MIDI D'UN FAUNE


I WANT TO BREAK FREE


SUSPIRIA

GEOMETRIA VARIÁVEL por Tiago MacGiver
CURIOSIDADE


PALAVRAS e POÉTICAS

INICIALIZAÇÃO IA DAVID MONICA

BLADE RUNNER 2049



IDIOMATERNO | MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA






ESPAÇO TEXTO  E ESPAÇO TIPOGRAFIA


ESPAÇO TEXTO -  TITIO AVÔ


HAITI


JOGO DE CENA


ESPAÇO TIPOGRAFIA












PARA SABER MAIS
DIREÇÃO DE ARTE | SUTIL CIA DE TEATRO















Avenida Dropsie | Sutil Companhia






O INÍCIO
DUNE


THE HOURS | MR. DALLOWAY


THE PHANTON OF THE OPERA 


THE LION KING 

CURIOSIDADE SELEÇÃO LION KING SP
ASSISTIR AOS 3'45"



O INÍCIO | DESFILE EM TEMPO DE PANDEMIA



















BARROCO


EXAGERO



EM CENA







IMAGEM MENTAL


THE HOBBIT





ORSON WELLES

WAGNER







IMERSÃO




SINESTESIA




TRAILER PERFECT SENSE


EXPOSIÇÃO SAMSUNG CÂMERA INSIGHT


ESPETÁCULO AUSÊNCIA


ESPETÁCULO INCÊNDIOS





CONTRASTE | SIMETRIA


VAZIO

MA


ECO E NARCISO
ECO E NARCISO CLIQUE AQUI






MISE EN ABYME

PHILLIPE DECOUFLE



CINCO PEÇAS FÁCEIS

E SE ELAS FOSSEM PARA MOSCOU









PERFIL DIRETOR DE ARTE


O perfil do Diretor de Arte em uma análise de projetos e produções teatrais e cinematográficas.
Linguagens e contextos.
_Linguagens Visuais e conceitos cenográficos:
   Singin in the Rain

Vídeos apresentados:


Singin in the Rain | MGM 1952



Singin in the Rain | The_Palace

Singin in the Rain | Golf GTi


A Dama do Mar | Cenografia de Robert Wilson















Pietra di Paragone - Rossini


OPERA COMPLETA



tcc GRADUAÇÃO Design

DINÂMICA DE GRUPO - TRABALHO LOGO EXISTO

CENOGRAFIA PÓS DIREÇÃO DE ARTE


A LINGUAGEM CENOGRÁFICA
Dissertação 2006 | Nelson José Urssi

Trabalho de pesquisa sobre a evolução da cenografia no teatro ocidental relacionando-a às possibilidade espaciais e técnicas do edifício teatral e do espaço cênico em cada época. Apresenta uma conceituação do projeto cênico como síntese gráfica, histórica, tecnológica e simbólica estruturando a construção da cenografia em relação às questões apresentadas pelo texto teatral e pelos roteiros cinematográfico e televisivo. São também analisados aspectos das linguagens espacial e visual no processo de criação e produção cênica, identificando as necessidades para uma formação sólida de futuros profissionais cênicos, como cenógrafos e designers visuais.

O instrumental cênico e A linguagem Visual Unidade entre os elementos:
 [Baseado em “A Linguagem Cênica – pág. 76 a 91 ]:


O Instrumental Cênico
Variações de tempo e espaço [formato | estilo | significado];
Compreensão de questões conceituais e práticas [concepção de projeto e construção];

_ Espaço Corpo
Representação | significados socioculturais | ação | imagem | presença | maquiagem | figurino | voz
_ Espaço Lugar
Planos | estruturação | projeto | mídia | superfície | identificador racional e histórico | lugar
_ Espaço Espectador
Significados | recepção [de todos os itens de unidade] | produção de mensagens | Percepção | relação
_ Espaço Texto
Roteiro | Significação | linguagem
_ Espaço Sentido
Vivência dos sentidos | Linguagens – mensagens | Cultura [aprofundamento teórico, ambiental, visual]
Experiência individual e subjetiva [conceitos estéticos, perceptivos e psicológicos de acordo a sua sociedade] | Semiótica

A linguagem Visual:
Elementos visuais [não confundir com material – papel, madeira...] | Bauhaus – relações e contrastes | Fundamentos da Linguagem | Plano, linha, volume | Gestalt
_ Espaço Tipografia
imagem | Construtivismo | Gráfico |
_ Espaço Luz
Iluminação | Atmosfera – estilo | filtros, globos, gelatinas
_ Espaço Cor
Matiz | Saturação | Luminosidade | Psicologia da cor | Cor Luz e cor Pigmento



PALAVRAS CHAVE DA TURMA SOBRE EVENTOS E ESPETÁCULOS:
Música - Cores
Plateia 
Impacto
Atmosfera
Teatro
Espectador: Surpreender - encanto- beleza
Surpresa 
Magia
Coquetel
Iluminaçao
Vibração
Encantamento
Submersão
Marcante
Dramático 
Clima
Orquestra
Lembranças 
Divulgação
Musica
Sensação
Diretora: execução - organização - realização
Exagero 
Climax
Imersão
Surpresa
Cenário
Experiência
Backdrop
Estranhamento
Palco
Construtividade 
Pertencer 
pq parece que vc ta dentro daquilo, por estar tao perto 
não sei se tem palavra p isso kk
Esquecer-se . viver uma outra vida. 
Catarse
Aprender


PROJETO FINAL
Projeto Individual ou em Grupo

Sugestão de definição de competências para membros da equipe:
_Narrativa - Texto [Redação] - responsável pela parte teórica, justificativas;
_Produção - responsável por pesquisas e coleta e distribuição de informações;
_Desenho, Edição e Editoração - responsável pela apresentação visual [colagem | à mão livre | digital]
_Figurino
_Maquete Virtual; [podendo ser ilustração à mão livre - não esquecer de colocar a figura humana na maquete/desenho para dimensão de escala]


1. Tema: Uma das obras de Brecht
_ O enredo não pode mudar. O que pode mudar: o nome dos personagens, o local, podendo ou não ser uma ópera.
_Portfólio [mínimo 10 páginas];
_Apresentação em sala
_ Processo de criação [texto e imagens | Moodboard - Painel Semântico]:
_ Informações sobre pesquisa;
_ Briefing;
_ Detalhes do projeto;
_ Sketchbook
_ Making of


2. Itens obrigatórios:
_Escolha do Local:  Esboço | Planta baixa
_Desenho da Cenografia
_Figurino para 1 personagem
_Material Gráfico: Marca | Cartaz | Flyer [em identidade com o projeto]
_ Opcional - ter mais material gráfico: bottom, camiseta, programa da peça, caneca, postal....

3. O que apresentar
_Uso racional e criativo de elementos de cena, cores, texturas e espaço;
_Uso de iluminação;
_Material teórico - de apresentação com possíveis citações;
_Páginas com anexos de fotos, desenhos do sketchbook,
_Referências bibliográficas [caso houver]


4. Avaliando:
Prazo de entrega;
Acabamento e editoração;
Pesquisa e proposta teórica | imagética;
Criatividade e Originalidade de acordo com a proposta;
Informações adequadas [didáticas, completas, detalhadas] sobre a criação e/ou o processo de criação;
Grau de complexidade;
Esboços;
Figurino -

Humanização [figura humana na maquete virtual para fins de escala]
Obs.: Estas informações são passíveis de alterações;




PROJETOS DOS DIRETORES
DE ESPETÁCULOS E EVENTOS BELAS ARTES 2019.1

Diretores de Criação:
Barbara Coelho
Daniela Doro
Gustavo Girotto
Gustavo Oliveira
Henrique Michelini
Luan Silva
Marcel Sfriso
Thiago Rodrigues
Vitor Pazin








Diretores de Criação:
Aline Soares Rocha 
Amanda Rivas Gomes Macedo Diniz 
Beatriz Grimone
Lorena Oliveira de Almeida
Vitória Camargos de Morais
Victoria Köhler Bernardo







Diretores de Criação:
Amanda Valentini
André Gaia Molina
Daniella Russano
Fabio Russano Souza
Larissa Basílio
Matheus Brito
Richard Camargo



Diretores de Criação:
Carla Nery
Thainá Carline
Maurício Castro
Gleidison BK
Marjorie Mello
Fernanda Santos
Henrique Cintra





Nenhum comentário:

Postar um comentário